Notícias
489 Visualizações

Voto Consciente, mas consciente do quê?

Publicado em 27/09/2018

Voto Consciente, mas consciente do quê?

Estamos nos preparando para o dia 07/10/18, afinal nesse dia contrataremos a equipe que governará nosso país. Em parceria com o Observatório Social de Jaraguá do Sul, recebemos no dia 27/09, uma aula sobre política e lembramos o quão importante é nosso voto. Como cidadãos temos poder de decidir que estará ou não a frente de nossa nação. Somos donos do Brasil e precisamos conscientemente escolher nossos representantes!

 

Sobre o Observatório Social

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Atuando como pessoa jurídica, em forma de associação, o Observatório Social prima pelo trabalho técnico, fazendo uso de uma metodologia de monitoramento das compras públicas em nível municipal, desde a publicação do edital de licitação até o acompanhamento da entrega do produto ou serviço, de modo a agir preventivamente no controle social dos gastos públicos. Além disso, o Observatório Social atua em outras frentes, como:

• a educação fiscal, demonstrando a importância social e econômica dos tributos e a necessidade do cidadão acompanhara aplicação dos recursos públicos gerados pelos impostos.

• a inserção da micro e pequena empresa nos processos licitatórios, contribuindo para geração de emprego e redução da informalidade, bem como aumentando a concorrência e melhorando qualidade e preço nas compras públicas.

• a construção de Indicadores da Gestão Pública, com base na execução orçamentária e nos indicadores sociais do município, fazendo o comparativo com outras cidades de mesmo porte. E a cada 4 meses realiza a prestação de contas do seu trabalho à sociedade.

 

São 134 observatórios sociais em 16 estados brasileiros, veja abaixo as cidades contempladas.

SANTA CATARINA (SC) – 27

Santa Catarina – Balneário Camboriú

Santa Catarina – Blumenau

Santa Catarina – Brusque

Santa Catarina – Caçador

Santa Catarina – Chapecó

Santa Catarina – Concórdia

Santa Catarina – Criciúma

Santa Catarina – Florianópolis

Santa Catarina – Içara

Santa Catarina – Imbituba

Santa Catarina – Indaial

Santa Catarina – Itajaí

Santa Catarina – Itapema

Santa Catarina – Joinville

Santa Catarina – Lages

Santa Catarina – Mafra

Santa Catarina – Morro da Fumaça

Santa Catarina – Navegantes

Santa Catarina – Palhoça

Santa Catarina – Pinhalzinho

Santa Catarina – Pomerode

Santa Catarina – Rio do Sul

Santa Catarina – São Bento do Sul

Santa Catarina – São Francisco do Sul

Santa Catarina – São Joaquim

Santa Catarina – Tubarão

Santa Catarina – Xaxim

 

Quer saber mais entre em: http://osbrasil.org.br/

Deixe um Comentário