Notícias
3109 Visualizações

A Selgron e a história do café

Publicado em 16/05/2018

Café e sua história

O café chegou ao Brasil, em 1727, mais precisamente ao norte do país, trazido da Guiana Francesa para Brasil. Já naquela época, ele representava um grande valor comercial.

As condições climáticas do Brasil proporcionaram que o cultivo de café se espalhasse rapidamente pelo território, porém, inicialmente, o cultivo era voltado para o mercado doméstico. Em um espaço de tempo curto, o café passou de produto secundário para produto base de nossa economia.

Enquanto a cultura do Café crescia no Brasil, o Haiti estava em guerra com a França, considerado na época o principal país exportador do grão. Assim, iniciou-se a exportação brasileira de café, que com o passar do tempo tornou-se mais regular.

A economia cafeeira acelerou o desenvolvimento do Brasil, gerando relações internacionais de comércio de grande importância. O café ocupou regiões de vale e montanha, o que resultou na criação de centros urbanos pelo interior de São Paulo, sul de Minas Gerais e norte do Paraná. A movimentação da cidade e a produção de café, que deveria ser escoada, forçaram a construção de ferrovias, o que também alavancou o comércio de outras mercadorias.

O café também trouxe imigrantes, a classe média expandiu nesse período, houve diversificação de investimentos e os movimentos culturais foram intensificados. Assim, o povo brasileiro e o café ficaram intimamente ligados.

Apesar de todo o conhecimento que se adquiriu em relação a cultura de café, houveram tempos difíceis e de crise. Ao longo do tempo, o mercado cafeeiro foi se organizando e as esperanças em relação ao mercado de café voltaram a crescer. Nesse tempo, houve a busca por regiões que fossem ideais para a cultura de café, que atualmente estão instaladas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Espirito Santo, Bahia e Rondônia.

Hoje, o café é um dos produtos mais importantes dentre as culturas cultivadas no Brasil. O país é o primeiro produtor do grão e o segundo consumidor mundial do produto. Exportamos para grandes potências como Estados Unidos, Japão e diversos países da Europa.

 

Os Diferentes Grãos de Café

Quem aprecia um bom café, sabe a diferença que o grão escolhido faz no sabor da bebida. Existem dois tipos de grãos que podem ser usados na produção de café: Arábica e Robusta. Ambos apresentam inúmeras variações, todos com aroma e sabor especiais.

Tipo Arábica

Tem sua origem na Etiópia. A altitude do local onde o grão é cultivado faz diferença na qualidade do café produzido, ou seja, quanto mais alto, melhor. No Brasil, os grãos são plantados a 1200 metros de altitude e apresentam excelente qualidade. O café produzido com esse grão dispõe de 50% menos cafeína. Ideal para produção das bebidas gourmet.

Café Bourbon

Variedade da planta arábica, esse café é mais popular em países estrangeiros. Dentre as suas principais características estão a textura achocolatada, acidez média e aroma forte. Bebida indicada para quem prefere café com sabor adocicado.

Café Kona

Cultivado no Havaí, onde o clima e solo da região são ideais para plantação do tipo Arábica, especialmente em áreas próximas aos vulcões Mauna Loa e Hualalai. A bebida feita com grãos de Kona é muito apreciada por quem gosta de cafés gourmet.

Café Catuaí

Essa variedade de arábica deve ser plantada pelo menos a mil metros de altitude. Esse tipo de grão, muito cultivado no Brasil, apresenta acidez moderada e dispensa a adição de açúcar.

Café Acaiá

É um café suave, com notas aromáticas que lembram frutas. Apresenta sabor achocolatado e acidez média. Esse café pode ser harmonizado com grãos Bourbon, resultando num café forte e intenso.

Tipo Robusta

O café produzido com esse tipo de grão apresenta mais cafeína, e é indicado para quem prefere bebidas fortes e com gosto amargo. Originário da África ocidental, é cultivado em diversos países, inclusive no Brasil.

Em função de sua maior resistência as pragas, é mais econômico cultivar esse tipo de café. Sua utilização é feita nos cafés instantâneos. 

Curiosidades sobre Café

O café teve sua origem na África, nas terras altas da Etiópia (Cafa e Enária).

O nome café, pode ter sua origem na região de Cafa, sendo atualmente uma das bebidas mais consumidas no mundo.

O primeiro país a cultivar pés de café foi o Iêmen, no ano de 575. Nessa época, os grãos eram consumidos crus. Para conservá-los, eles eram guardados em potes com gordura animal.

Foi no ano 1000 que a infusão do café foi descoberta, tornando-se uma bebida. Assim, era consumido com fins medicinais. A bebida como conhecemos hoje foi registrada no ano de 1480.

Até o século XVII apenas os árabes produziam cafés. Alemães, italianos, franceses e italianos tentaram produzir o grão de várias formas. Foram os holandeses os primeiros a conseguirem mudas da planta. Essas plantas estão guardadas até hoje no Jardim Botânico em Amsterdã.

A diferença entre as variedades Arábica e Robusta está no DNA. Cafés de variedades arábicas possuem 44 cromossomos e os cafés de variedades robustas, 22 cromossomos.

O Brasil se tornou o maior exportador de café em 1860, quando produziu 26 milhões de sacas.

O primeiro “Rei do Café” conhecido no mundo era francês e ele era pai de ninguém menos que Santos Dumont.  Todos os experimentos que Santos Dumont fez com o 14Bis foram custeados pela venda do café.

Os maiores produtores de cafés no mundo são: Brasil, Vietnam, Colômbia e México. Cafés também são produzidos no Havaí, Costa Rica, Guatemala, Jamaica, Etiópia (onde as árvores de café são vegetação nativa), Quênia, Iêmen e Indonésia.

A Selgron e o Café

A Selgron produz equipamentos para indústria do café, entre eles selecionadoras, empacotadoras e agrupadoras. Dispomos também de sistemas robotizados de paletização, facilitando armazenagem e logística.

As Selecionadoras Selgron, constituídas de alta tecnologia, selecionam o café de forma rápida, uniforme e precisa, garantindo a maior produtividade. Além da seleção de café, também possuímos equipamentos para as mais variadas aplicações, que necessitam ser separadas por cor e defeito, onde as nuances de cor estão muito próximas.

A Selecionadora Eletrônica Full Color foi desenvolvida e projetada para a indústria com necessidade de maior efetividade na produção, tornando a operação mais simples e fácil, agregando tecnologia e versatilidade ao negócio e muito mais valor ao produto, garantindo a segurança alimentar. Conheça mais em: encurtador.com.br/fmptT 

Já nas linhas de empacotamento e agrupamento temos várias opções que se adequam a sua necessidade de produção e também à questão de investimento. Nossos equipamentos possuem o melhor custo-benefício, com economia e produtividade que se destacam pela composição de um sistema robusto, garantindo excelente desempenho durante seu regime de trabalho. Estes equipamentos estão preparados para o empacotamento e agrupamento de diversos produtos. Conheça mais em: encurtador.com.br/lGLOT

O sistema robotizado de paletização é uma solução oferecida pela Selgron, aplicável aos mais diversos segmentos e tipos de produtos, sendo caixas, fardos ou sacos. Oferecemos um grande número de acessórios que viabilizam diversas configurações de layout. Contamos com uma equipe especializada e responsável pelo levantamento e análise da necessidade.

Todos os sistemas são construídos e desenvolvidos conforme as normas de regulamentação, oferecendo o máximo de segurança na operação.

Conheça mais em: encurtador.com.br/kmoJ4

Sobre a Selgron

Fundada em 1991, com sede em Blumenau, a Selgron é uma empresa 100% nacional, especializada na fabricação de equipamentos para diversos segmentos do agronegócio e indústria, sendo a única na América Latina a oferecer soluções completas em Classificadoras Scanners, Selecionadoras, Empacotadoras, Agrupadoras e Sistemas Robotizados de Paletização. Instalada em um parque fabril próprio de 190.000 m², sendo 8.900 m² de área construída, a Selgron possui também um laboratório em seu CTA (Centro Tecnológico e Administrativo), com estrutura completa para pesquisas, testes e desenvolvimento de novas tecnologias, incorporando também o atendimento técnico personalizado aos clientes. Com reconhecida vocação de estímulo à melhoria do setor produtivo, favorecendo a eficiência operacional e de segurança alimentar, a Selgron é fiel ao propósito de oferecer soluções tecnológicas mais completas e inovadoras. Por isso, realiza investimentos constantes em pesquisa e desenvolvimento para a produção de máquinas que processam mais de 140 diferentes tipos de matéria-prima, entre os quais arroz, feijão, café, soja, castanha, milho, gelatina, flakes e polímeros. Atendendo ao mercado nacional e internacional, a Selgron exporta para mais de 40 países. 

 

 

Deixe um Comentário