Sustentabilidade
2929 Visualizações

Os Benefícios da Reciclagem de Materiais nas Organizações

Publicado em 06/06/2018

Os Benefícios da Reciclagem de Materiais nas Organizações

As empresas deveriam ter a reciclagem como uma ação indispensável dentro dos seus processos, independentemente de seu segmento ou atuação. Além da contribuição para o futuro do planeta, ser reconhecida como uma marca que pensa no meio ambiente e adota medidas sustentáveis para tornar o planeta um local melhor faz toda a diferença para um público que está cada vez mais preocupado com essas questões.

A reciclagem, por exemplo, é um ato que acaba englobando não só a empresa, mas a sociedade como um todo: a comunidade, os órgãos públicos, as usinas de reciclagem e todos os envolvidos nos processos de fabricação e consumo de todos os itens. Além disso, a reciclagem gera empregos, já que são necessárias mais pessoas para a execução desse processo.

Cada vez mais, as empresas percebem que o aproveitamento de resíduos ou a reciclagem de materiais é um benefício para o meio ambiente que, ao mesmo tempo, beneficia a empresa. A correta destinação de resíduos e a reciclagem de materiais pode reduzir despesas, ou até gerar lucro, quando bem administrada.

Muitos materiais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns são o papel, o vidro, o metal e o plástico. O conceito de reciclagem serve apenas para os materiais que podem voltar ao estado original e ser transformado novamente em um produto igual em todas as suas características. O conceito de reciclagem é diferente do de reutilização.

No âmbito social, a reciclagem não só proporciona melhor qualidade de vida para as pessoas, através das melhorias ambientais, como também tem gerado muitos postos de trabalho e rendimento para pessoas que vivem nas camadas mais pobres.

Para o meio ambiente, reciclar evita diversos tipos de poluição do solo e da água, uma vez que o ato de reciclar minimiza o descarte incorreto de lixo e suas consequências ambientais. Além disso, este é um processo que reduz a necessidade de extrair mais recursos naturais e de executar processos químicos para a fabricação de novos itens.

 

E você, já reaproveita materiais no seu ambiente de trabalho?

Deixe um Comentário