Sustentabilidade
2761 Visualizações

A reciclagem de materiais pela indústria e os impactos positivos para o meio ambiente

Publicado em 24/07/2018

Em textos anteriores, falamos sobre os benefícios da reciclagem de materiais para as empresas. Hoje, queremos abordar os impactos positivos que essa reciclagem tem no meio ambiente e nos ecossistemas.

Segundo estudo realizado pela Associação Empresarial para a Reciclagem (CEMPRE), o Brasil produz mais de 240 mil toneladas de lixo por dia, dos quais 45% é reciclável. Porém, nós reciclamos apenas 2% do lixo produzido.

As maiores vantagens da reciclagem são: a minimização da utilização de fontes naturais, muitas vezes não renováveis; e a minimização da quantidade de resíduos que necessitam de tratamento final, como aterramento, ou incineração, contribuindo para a preservação do meio ambiente. Consequentemente, isso acaba refletindo na maior e melhor regeneração dos recursos naturais, minimização dos efeitos climáticos e em qualidade de vida para a população.

Através da reciclagem, também é possível reduzir o acúmulo progressivo de resíduos da produção de novos materiais, como por exemplo o papel, que exige o corte de árvores; as emissões de gases como metano e gás carbônico e as agressões ao solo, ar e água; fatores de muito impacto negativo em relação à vida do nosso planeta.

Existem muitos materiais usados no dia a dia que podem ser reciclados, até mesmo a água pode ser reutilizada dependendo do processo, como por exemplo, no resfriamento de máquinas. Metais, papel, madeira, são vários os itens que podem ser incluídos nessa lista. Por isso, é muito importante fazer uma análise do segmento de sua indústria para poder fazer uma listagem de todos os materiais utilizados que podem ser reciclados.

Estabeleça diretrizes para que o processo de reaproveitamento dos materiais seja feito da melhor forma e comece agora mesmo a contribuir com a preservação do meio ambiente! 

Deixe um Comentário